Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

Roseana negociou com Hugo Chávez nova refinaria no MA, diz 'Estadão'

De acordo com matéria publicada ontem (28) no jornal O Estado de S. Paulo, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), esteve na terça-feira (25) na Venezuela, numa viagem sigilosa, onde conversou com o presidente do país, Hugo Chávez, sobre a possibilidade de construir uma refinaria no Maranhão – sem a Petrobras e com a participação da Petróleos de Venezuela S/A (PDVSA).
Segundo o 'Estadão', a reunião com Chávez teria ocorrido em Caracas e foi intermediada pelo ex-ministro José Dirceu. A área de Comunicação do governo Roseana nega a viagem.
A Petrobras constrói no Maranhão uma refinaria Premium, no município de Bacabeira (a 66 quilômetros de São Luís). A obra está em fase de terraplenagem.
Veja a íntegra da reportagem do 'Estadão', de autoria do jornalista Sergio Torres, da sucursal carioca do jornal:
As desavenças com a Petrobras quanto à participação na sociedade empresarial que constrói em Pernambuco a Refinaria Abreu e Lima já levam a petroleira PDVSA, da Venezuela, a buscar alternativas para se instalar no Brasil. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, conversou anteontem [26] com a governadora Roseana Sarney sobre a possibilidade de construir uma refinaria no Maranhão, sem a Petrobras.
A reunião com Chávez ocorreu em Caracas e foi intermediada pelo ex-ministro José Dirceu, entusiasta da parceria entre a Petrobras e a estatal PDVSA.
Participaram também o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláin, o presidente da PDVSA e ministro de Energia e Petróleo local, Rafael Ramirez, e o diretor executivo da petroleira no Brasil, Sérgio Tovar.
O motivo da nova insatisfação da PDVSA com a Petrobrás é a conta apresentada pela companhia brasileira, que quer ser ressarcida em 40% dos gastos que teve até agora na construção da refinaria. Além disso, a estatal venezuelana assumira R$ 4 bilhões do empréstimo de R$ 10 bilhões aprovado pelo BNDES para a obra. Com previsão de ser inaugurada no primeiro semestre de 2013, a Abreu e Lima está 40% pronta, de acordo com a Petrobras.
Nem a Petrobras nem a PDVSA divulgam os valores que estão sendo negociados. Representantes das empresas vêm se reunindo desde o último dia 14, sem chegar a um acordo. A PDVSA não aceita pagar o dinheiro cobrado pela empresa brasileira, sob o argumento de que, em comparação com o mercado internacional, os preços da Petrobras estão muito elevados. A Petrobras estipulou o prazo de 30 de novembro para receber os 40%.
Estudos - Como insiste em colocar seus produtos no mercado brasileiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, a PDVSA começou a estudar, a partir do impasse com a Petrobras, a hipótese de deixar a parceria na Abreu e Lima, desde que consiga terreno e dinheiro para construir outra refinaria.
O problema é que a Petrobras também já está construindo uma refinaria no Maranhão, com o apoio do governo estadual.
Talvez por isso a viagem de Roseana a Caracas estava sendo mantida em sigilo. Ela embarcou na terça-feira [25]. Voltou anteontem [26], após o encontro com Chávez.
O secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, negou a viagem. Segundo ele, Roseana não sai do Brasil há três meses.
Dirceu também viajou para Caracas na terça-feira. Voltaria na quinta da Venezuela, segundo sua assessoria. Ele negou, por meio da assessoria, que tenha estado com Roseana.
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse desconhecer o assunto. Em tese, afirmou considerar não haver "sentido algum" em se construir duas refinarias no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.