Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

Preso bando acusado de roubar gado no interior do MA

Fazendas no interior do Maranhão. Esse era o alvo da quadrilha apresentada na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), na tarde de ontem (21). A prisão do grupo foi o resultado de uma ação da Polícia Civil realizada na quinta-feira (20), no município de Pindaré-Mirim, distante 255 km de São Luís. O bando tinha como objetivo roubar gados das propriedades rurais.
A quadrilha, formada por Antônio Alencar Filho, de 31 anos; Paulo Afonso Mourão Sousa Segundo, 36; José Iran Guimarães, 50; e Jaílson Sousa da Silva, 34, agia sempre de forma articulada. Especialistas no roubo de gados, os criminosos utilizavam caminhões de cargas para efetuar o crime. Na ação, eles sempre aterrorizavam os moradores do local. Fortemente armados, os homens adentravam às fazendas, faziam as pessoas reféns e se hospedavam na propriedade até todo o gado ser roubado.
Na última ação da quadrilha, em uma fazenda no município de Graça Aranha, foi levado um total de 58 cabeças de gado, que estariam avaliadas em R$ 800 mil. O valor dos animais chegava a esta importância por se tratarem de bovinos de qualidade, raça pura. Nessa ação, o bando fez 38 pessoas reféns. Além disso, o grupo ainda assaltou também fazendas em Carolinas, Colinas e outras cidades do interior do Maranhão.

A polícia estima que, por conta das ações, o grupo de ladrões tenha conseguido roubar algo em torno de 480 gados, o que renderia aproximadamente R$ 3 milhões. O destino dos animais, após o êxito no crime, eram os abatedouros clandestinos, onde eles vendiam os bovinos abaixo do real valor de mercado.
A prisão do bando aconteceu na cidade de Pindaré-Mirim. Eles foram capturados em uma propriedade que pertence ao professor José Ribamar Penha Filho, que também foi preso; porém, após pagamento de fiança foi solto. No local, os policiais ainda encontraram 56 gados roubados na última ação dos criminosos. Dois morreram durante o transporte.
Os integrantes do grupo foram autuados por formação de quadrilha e roubo qualificado.  Na coletiva, a reportagem foi informada que além do roubo de animais, o bando praticava também sequestro e assaltos a bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.