Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Filho de vereador de Tuntum é assassinado a tiros em balneário


O presidente do PMDB de Tuntum, Orleany Vieira Cruz, de 35 anos, conhecido como “Renicy do Sindicato”, foi assassinado a tiros, no fim da tarde de quinta-feira (8), no balneário da Tiúba, também chamado de “Piscinão” – o mais frequentado espaço de lazer de Tuntum. “Renicy” era filho do vereador Orleans Moreira Cruz (também do PMDB), 62 anos. Ele e o pai foram acusados de planejar o ataque a tiros à casa do juiz titular da comarca, Pedro Henrique de Holanda Pascoal, na madrugada de 8 de abril deste ano.





O homicídio que vitimou “Renicy” aconteceu às 17h30, aproximadamente, e teve características de crime de encomenda. Dois homens – um loiro e um moreno –, ocupando uma moto, se aproximaram da mesa do quiosque em que “Renicy” estava, desceram de armas em punho e foram logo alvejando a vítima, que foi atingida por pelo menos dois tiros na cabeça.
Os matadores fugiram tranquilamente na moto. Frequentadores do balneário – muito movimentado no momento do crime – ainda tentaram socorrer “Renicy”, mas ele teve morte instantânea.
Além de presidente do diretório do PMDB de Tuntum, Orleany Vieira Cruz era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuntum (município localizado a 382 quilômetros de São Luís, região central do Maranhão).
Durante a apuração do caso do atentado à casa do juiz Pascoal Holanda, “Renicy” chegou a ter sua prisão preventiva decretada, mas fugiu e depois escapou de ser preso graças a um habeas corpus. O atentado teria sido planejado numa fazenda de propriedade de “Renicy”.
Pistolagem – O vereador Orleans Moreira Cruz foi preso em 10 de maio passado, mas cinco dias depois o Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu também a ele um habeas corpus.
Além de ser acusado de participação, como mandante, no atentado ao juiz de Tuntum, Orleans Cruz responde na Justiça por supostamente ter mandado assassinar, na noite de 12 de agosto de 2006, no povoado São Joaquim, o casal José Nascimento (conhecido por “Zé Vaqueiro”), e a mulher dele, Rosa Pereira Macedo.
De acordo com os autos, Orleans – que tinha uma rixa com “Zé Vaqueiro” – teria contratado por R$ 2 mil os pistoleiros “Marcos Pernambucano” e Antônio para fazer o “serviço”.
O duplo homicídio foi assistido por um filho das vítimas, de 11 anos, que havia se escondido embaixo da cama. Quando os pistoleiros deram as costas, já se preparando para fugir na moto em que chegaram, o menino pegou o revólver do pai e atirou na direção dos matadores, acertando três tiros fatais em Antônio.
Por conta desse caso, Orleans Cruz chegou a ter sua prisão preventiva decretada, mas também conseguiu um habeas corpus no TJ-MA.
Incursão na política – Orleany Vieira Cruz tentou ser candidato a vereador por Tuntum em 2008, mas foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral. Pretendia concorrer ao mesmo cargo no ano que vem. Seu irmão, Orleans Moreira Cruz Filho, chegou a concorrer para vereador em 2008, mas não se elegeu.
Os dois irmãos nasceram no dia10 de setembro. Hoje, Orleans Filho completa 26 anos, e Orleany completaria 36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.