Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Escolas da rede pública do Maranhão participam da inclusão digital, entre essas Capinzal

Com a finalidade de promover a inclusão digital, de alunos nas escolas da rede públicas de ensino do Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de São Luís e Paço do Lumiar, reuniram-se, na segunda-feira (13), para discutir a formação de professores das redes estadual e municipais, visando o uso pedagógico dos laptops educacionais (uquinhas).
A iniciativa faz parte do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), que distribui computadores portáteis (laptops) para inclusão digital de estudantes e professores da educação básica, com vista na melhoraria do aprendizado.
Além da formação de professores, a Seduc e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da equipe do Núcleo de Educação a Distancia (Nead), estão discutindo o desenvolvimento do Programa UCA no Maranhão, sob os aspectos de infraestrutura das escolas, acompanhamento técnico, acesso à Internet, capacitação de professores, processo ensino-aprendizagem com a utilização das tecnologias e o lançamento do Programa no estado.
Para a supervisora de Tecnologia Educacional da Seduc, Akemi Wada, o projeto fortalece a inclusão digital no estado, com a utilização do computador como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. “A partir do projeto, vamos avaliar a potencialidade pedagógica da máquina em sala de aula, condições de uso, interatividade entre os alunos, segurança dos aparelhos na escola e capacitação de professores”, explicou.
Na primeira etapa do trabalho será montado um cronograma de visitas técnicas que percorrerá as escolas localizadas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Rosário, Barreirinhas, São João do Sóter, Pinheiro, Codó e Capinzal do Norte, objetivando o acompanhamento técnico dos laptops.
No mês de julho, os multiplicadores dos NTEs serão capacitados pela universidade, para o planejamento da formação de professores, que será ofertada nas escolas contempladas com o programa.
Estão contempladas com o UCA as escolas: UI Maria José Macau ( Rosário); UI José Anacleto de Carvalho (Barreirinhas); Colégio Universitário – Colun ( São Luís); U.E. Raimundo Muniz Bayma (Codó); CE Valnice Bertoldo Lima Cordeiro (Capinzal do norte); CE Mário Martins Meireles (São Luís); UEB Mariana Pavão (São Luís); CEM Aluízio Azevedo (S. J. do Sóter); UEB Conjunto Paranã (Paço do Lumiar); e U.E.Presidente Médice (Pinheiro). FONTE: BLOG;LILIANGOVEIA

Um comentário:

  1. Você sabe qual foi o critério utilizado para escolha dessas escolas??
    Ou a participação dessas escolas se deu porque apenas as SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO desses municípios se moveram no sentido de buscar a participação no projeto?
    Pergunto porque o município em que resido não foi contemplado e vi que outros municípios como CAXIAS e IMPERATRIZ também não!

    ResponderExcluir

Obrigado.