Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Idema autoriza despejo de resíduos trazidos de Capinzal em Ceará-Mirim

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) autorizou o Aterro Sanitário de Massaranduba, em Ceará Mirim, a receber  resíduos sólidos que estavam em análise, sob suspeita de serem prejudiciais ao meio ambiente. Com o sinal verde do órgão, o material, denominado cascalho de perfuração e classificado como resíduo sólido Classe II A, poderá ser descarregado.

De acordo com informações divulgadas na noite de ontem pelo Idema, o aterro sanitário, de responsabilidade da empresa Braseco, é licenciado para receber Resíduos Sólidos Classe II A, sendo inclusive, certificado com a ISO 14.000,  podendo receber resíduos sólidos industriais, desde que sejam classificados como não perigosos e após anuência do Órgão Ambiental.

O cascalho que está sendo depositado no aterro, diz o Idema, é proveniente da perfuração de poços de gás e enquadrado como classe II A - não inerte, segundo a Norma Brasileira NBR 10.004/2004 e certificado de análise apresentado ao Idema pela OGX, empresa responsável pela geração do resíduo.

A Braseco foi notificada pelo IDEMA, na semana passada, a paralisar o recebimento dos resíduos, até que fossem vistoriados os caminhões e analisada toda a documentação apresentada pela Braseco, pela Transportadora Transpinheiro e pela OGX Petróleo e Gás. A Transpinheiro foi notificada e autuada por transportar resíduos sólidos sem a devida autorização do Idema. Já no dia 22 de julho a Transpinheiro requereu Autorização Especial para transportar este tipo de resíduo.

A carga transportada pela empresa até o RN é oriunda de um campo de petróleo e gás, no município maranhense de Capinzal do Norte. Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.