Total de visualizações de página

domingo, 3 de julho de 2011

Roseana Sarney lançou a 2ª etapa de cursos do Programa Maranhão Profissional

A governadora Roseana Sarney lançou a 2ª etapa de cursos do Programa Maranhão Profissional, ontem, no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), Praia Grande, em São Luís. Ao lado dos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel; e do Trabalho e Economia Solidária, Antônio Heluy, ela ressaltou a importância da ação, que chega a mais 17 municípios e vai atender também a internos da Penitenciária de Pedrinhas e do Presídio Feminino. “Atualmente, esse é o maior programa de capacitação e treinamento no país”, declarou a governadora Roseana. Nesta fase, serão oferecidas 6.352 vagas em capacitações nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Segurança do Trabalho.
Das vagas, 5.271 são para alunos matriculados no ensino médio; 961 são voltadas para pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine); e 120 são para detentos. Por meio de videoconferência, o lançamento foi transmitido aos alunos dos municípios contemplados: Arari, Capinzal do Norte, Cururupu, Dom Pedro, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Palmeirândia, Penalva, Pindaré-Mirim, Rosário, Santa Rita, São João dos Patos, São Mateus do Maranhão, Turiaçu, Viana e Vitória do Mearim. A governadora frisou que a demanda geradas pelos empreendimentos privados e pelos investimentos estaduais que estão se instalando no Maranhão exige uma ação abrangente na área de capacitação. “Precisamos de educação e qualificação profissional para atender os desafios que estão surgindo no mercado de trabalho em nosso estado”, destacou.
Em sua conversa com secretários e alunos, Roseana Sarney disse que o programa segue uma das cinco prioridades estabelecidas pelo seu governo: educação, saúde, segurança pública, crescimento econômico e geração de emprego. “Sei que estamos no caminho certo, pois a meta é colocar o Maranhão na rota do desenvolvimento”, assinalou.
Inovação - O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, que participou da conferência falando direto da sala de aula instalada na Penitenciária de Pedrinhas, destacou a iniciativa de incluir os internos, criando uma nova perspectiva para o sistema penitenciário estadual. “É uma ferramenta importante para voltar à sociedade em condições de lutar por uma vaga no mercado de trabalho”, observou.
De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, o Maranhão Profissional é uma realidade de sucesso que possui parcerias importantes com a iniciativa privada e instituições de ensino. “Estamos chegando a 8.400 pessoas qualificadas e a expectativa é superar as metas previstas para o semestre”, informou.
José Antonio Heluy fez questão de destacar a importância da inclusão proporcionada pelo programa. “Nossa meta é qualificar jovens estudantes e trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho e precisam voltar com novas perspectivas, em condições de atenderem as demandas dos grandes empreendimentos que estão se instalando no estado”, ressaltou.
Parceria - Os cursos do Maranhão Profissional são resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres). Somente na primeira etapa de cursos, iniciada em 17 de maio, foram abertas 2.048 vagas. No programa da primeira etapa, as aulas estão sendo ministradas nos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos municípios - numa espécie de aula por videoconferência. Além disso, há a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.