Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2012

OGX e MPX realizaram reunião tirando dúvidas dos moradores de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lope

As empresas do Grupo EBX, a OGX, de exploração e produção de óleo e gás natural, e a MPX, de energia, promoveram, entre os dias 26 e 28 de janeiro, uma ação de comunicação integrada para divulgar as atividades das empresas na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, que contou com a participação de 450 pessoas. 

Foram montadas tendas nos municípios de Dom Pedro, Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte, onde as equipes de comunicação apresentaram informações à população sobre seus empreendimentos na região: a Unidade de Tratamento de Gás (UTG), da OGX, a Usina Termelétrica Parnaíba (UTE Parnaíba), da MPX, além de tirar dúvidas da população local sobre a construção e operação destes empreendimentos. A iniciativa também cumpriu as exigências da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) - como parte do Programa de Comunicação Social (PCS).

O público que passou pelas tendas pode conferir apresentações e explicações das equipes das duas empresas, além de receber material explicativo sobre a atuação das empresas na região. Também foi disponibilizado aos visitantes uma caixa para envio de sugestões e dúvidas. A dona de casa, Marilene Francisca de Souza Silva, do Povoado Centro dos Rodrigues de Santo Antonio dos Lopes, gostou de todas as apresentações. “Explicaram direito e, por isso, fiquei satisfeita”. A comerciante Maria das Graças Bezerra Alves, de Capinzal do Norte, tem a mesma opinião de dona Marilene. “Achei tudo muito esclarecedor sobre o que está acontecendo na nossa cidade e a respeito do que vai acontecer”.

OGX 
A empresa de exploração e produção de óleo e gás natural realiza pesquisas em oito áreas, denominadas blocos exploratórios, para detectar a presença de gás natural na região na Bacia do Parnaíba. Atualmente, as atividades contam com duas sondas operando em paralelo e uma terceira começará a operar em breve. A OGX já perfurou 10 poços na região. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2012 e deverá atingir 5,7 milhões de m³/dia de gás natural, com pico de 6 milhões m³ por dia, dobrando a produção de gás natural em terra no Brasil.

Conforme dito acima, o gás natural a ser captado na Bacia do Parnaíba será preferencialmente destinado às usinas termelétricas da MPX. Com esse aumento de energia, novas indústrias poderão se instalar na região, gerando assim oportunidades e empregos. São esperados 400 a 500 trabalhadores diretos na fase de instalação e 30 na fase de operação da UTG. A expectativa é que cerca de 1300 postos de trabalhos indiretos sejam criados. Outros benefícios advindos da atuação da OGX na região são geração de royalties, aumento de arrecadação de impostos, estímulo aos setores de comércio e serviços e capacitação de mão de obra, seja pela OGX ou pelas demais empresas. 

UTE Parnaíba
A Usina Termelétrica Parnaíba, principal complexo termelétrico em implantação no Brasil, utilizará como matéria-prima o gás natural proveniente dos blocos exploratórios que a MPX detém em parceria com a OGX na Bacia do Parnaíba. Localizado no município de Santo Antônio dos Lopes, o complexo será construído em partes e poderá atingir a capacidade de 3.722 MW. 

As obras do empreendimento já foram iniciadas e a previsão é que as primeiras unidades comecem a gerar energia em 2013. Hoje, as obras estão em etapa de terraplenagem e preparo do terreno. A primeira turbina a gás do empreendimento chegará ao canteiro de obras no início de fevereiro. O equipamento, fabricado pela GE nos Estados Unidos, pesa 178 toneladas, tem 5 metros de altura. A expectativa é que o complexo de energia gere cerca de 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos no auge das obras.

2 comentários:

  1. Os miolos desse povo devem está queimando, vc perguntou p/ alguem se entedeu o que foi falado? jurooooooo q els nao entenderam nada, reuniao??? o povo no sol? e eles na sombra?
    Tá brincando com os leitors(visitntes) desse blog, só pode meu caro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo, uso o blog para transmitir notícias aos leitores, se a reunião foi no sol ou não, se teve tenda apenas para os palestrantes enquanto os moradores ficavam no sol ou não, o problema é de quem organizou o evento. Tenho certeza que houve moradores que saiu dali satisfeitos, outros não, afinal, lidamos com seres humanos!

      Excluir

Obrigado.