Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SEIR, inicia visitas a escolas quilombolas para definir ações para 2011

Técnicas da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) farão, a partir desta quinta-feira (3), visitas as escolas quilombolas do estado. O objetivo é traçar um perfil das necessidades de cada unidade escolar, para que, por meio de parcerias com as secretarias de Estado, universidades, Prefeituras, Unidades Regionais de Educação e organizações da sociedade civil sejam discutidas a implementação das diretrizes que fundamentam a educação do campo no Maranhão.
A proposta de conhecer as demandas das escolas quilombolas surgiu após encontro realizado na Seir, entre o coordenador pedagógico Mário Sérgio Moreira, do Centro Quilombola Formação Ana Moreira, em Codó, e a secretária da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro. O coordenador buscava meios para sanar as deficiências materiais, de infraestrutura e de recursos humanos do colégio, além de expor as necessidades do Centro Quilombola para 2011.
A secretária Claudett Ribeiro explicou que o Centro Quilombola Formação Ana Moreira é uma escola de ensino médio que agrega estudantes dos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte, Lago Verde, Codó, São Luís Gonzaga, Codó e Timbiras.
No encontro, as representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informaram que, por determinação da secretária de Estado de Educação, Olga Simão, serão abertos novos processos licitatórios que atenderão as necessidades da escola. Elas explicaram que o atendimento das outras demandas apresentadas pelo coordenador, Mário Sérgio Moreira, ainda será estudado.
Na reunião, foi criado um Grupo de Trabalho formado por técnicos das Secretarias de Igualdade Racial e de Educação. Aos integrantes da Seir caberá a elaboração do Plano Emergencial para atender as necessidades das escolas do campo. Já, a Seduc terá a incumbência de articular junto ao Governo Federal a implementação dos programas de bibliotecas escolares e Proinfo rural; o atendimento das necessidades de alimentação na escola quilombola mensalmente; e, o fortalecimento, pela Seduc, do acompanhamento das escolas do campo.
Também participaram da reunião a secretária-adjunta de Igualdade Racial, Benigna Regina Castro Martins Almeida; a supervisora de Educação de Jovens e Adultos, Maria do Monte Serrate; e a supervisora de Campo, Elaine Maria Augusto de Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.