Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Governadora do Maranhão debate exploração de gás com empresários

As perspectivas socioeconômicas para distribuição do gás natural a ser explorado na Bacia do Parnaíba, no município de Capinzal do Norte, foram apresentadas à governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, durante reunião com representantes da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Kaduna (empresa responsável pelos estudos da cadeia do gás natural), Termogás e dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bringel.
Segundo Maurício Macedo o governo do Estado deve definir a forma como o gás natural será utilizado, pois além de energia elétrica, deve ser transformado dentro da cadeia produtiva nos vários segmentos industriais, como alumínio, celulose e da possibilidade de abertura de grandes mercados para utilização térmica do gás num de seus processos industriais.
A reserva de gás foi encontrada pela OGX e a MPX, empresas de óleo e gás e de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, durante exploração na bacia terrestre do Parnaíba, no bloco PN-T-68, município de Capinzal do Norte.
"Nesse momento está sendo negociado um protocolo de intenções com a MPX e OGX para que se disponibilize parte desse gás a partir da Gasmar, empresa maranhense constituída, para fazer a distribuição do gás no Maranhão. O protocolo deve ser assinado esta semana com os empreendedores, devendo, em seguida, ser negociado um contrato de longo prazo para que se garanta uma fatia dessa grande jazida de gás natural para utilização socioeconômica, como abastecimento dos automóveis e para o consumo doméstico, além do atendimento da cadeia industrial", revelou o secretário.
O presidente da Gasmar, Matias Couto Frota, informou que a governadora Roseana Sarney ficou muito otimista com as perspectivas econômicas que se abrem para o Maranhão a partir da exploração do gás natural encontrado. "São mais empregos e mais renda para a população. A descoberta em Capinzal do Norte abre novos horizontes para o Maranhão e para as regiões Norte e Nordeste, uma vez que o volume de gás anunciado permite atender outros mercados. O gás natural trará competitividade para a indústria e fará do Maranhão um destino preferencial de investidores, para a implantação de projetos que demandam de gás", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.